domingo, 19 de agosto de 2012

Pintando e bordando no estudo das funções


O texto a seguir é o resumo de uma atividade realizada de forma interdisciplinar Matemática/Artes.

O presente trabalho propõe uma discussão acerca de uma intervenção no processo de ensino/aprendizagem das funções no primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis, em 2011. A proposta desenvolveu-se de forma interdisciplinar, matemática e educação artística, envolvendo a construção de figuras a partir do gráfico de funções. Em um primeiro momento foram criados os desenhos desejados em uma folha quadriculada para que em seguida fossem transferidos e bordados em uma tela, concretizando-se num quadro, objeto final do trabalho. As características matemáticas dessa atividade centram-se na construção inicial ao quadricular a folha e na exigência de serem explicitadas as equações das funções que delimitaram as figuras criadas. Já no tocante a educação artística, a atividade exigiu transferir o desenho para uma tela bordando-a em lã, constituindo-se assim uma atividade interdisciplinar, envolvendo criatividade, conhecimentos de matemática e habilidades artísticas, por parte do aluno.

Palavras chaves: Estudo das funções, desenho geométrico, desenho artístico, bordados em lã.

 Exemplo ilustrativo de figura construida no primeiro quadrante do plano cartesiano através de relações e funções em R.


 Produto final dessa construção.